top of page

sobre

Campanha Mãos Solidárias 

A Campanha Mãos Solidárias é uma iniciativa de solidariedade, conduzida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que atua no combate às desigualdades e em favor da vida em territórios da Região Metropolitana do Recife (RMR).

 

Mobilizamos comunidades no enfrentamento à fome, na promoção de qualidade de vida e autonomia, no trabalho de base na integração entre o campo e a cidade.

 

A campanha nasceu em março de 2020 da soma de diversos voluntários, movimentos populares e organizações, unidos contra a crise sanitária da covid-19 e contra seus desdobramentos para as populações mais vulneráveis.

 

Já promovemos ações em 17 cidades de Pernambuco, da capital ao Sertão, passando pelo Agreste e pela Zona da Mata: Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista,  Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Palmares, Joaquim Nabuco, Gameleira, Aliança, Afogados da Ingazeira, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

 

Nos momentos mais críticos da pandemia, distribuímos marmitas produzidas nas 13 Cozinhas Populares Solidárias que abrimos no Grande Recife. Nossas cozinhas operavam diariamente e, através de doações e do trabalho de voluntários, conseguimos fornecer refeições de café-da-manhã, almoço e jantar.

 

Também construímos dezenas de Bancos Populares de Alimentos para coletar e armazenar as doações, além das Hortas Populares Agroecológicas, onde plantamos colhemos comida fresca e sem agrotóxicos.

 

Ainda nos primeiros anos de pandemia, confeccionamos máscaras, distribuímos kits de higiene e disponibilizamos pontos com chuveiro e banheiro para ajudar a população em situação de rua a evitar o contágio pelo coronavírus.

 

Nós oferecemos assessoria jurídica e promovemos mutirões de regularização de documentos para ampliar o acesso ao benefício emergencial Auxílio Brasil, durante 2020 e 2021. Facilitamos oficinas de conserto de bicicletas, fabricação de sabão e montagem de som como forma de capacitação e de geração de trabalho e renda. Organizamos uma rede de costureiras que teceram as Máscaras Solidárias.

 

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco, formamos Agentes Populares de saúde e de comunicação: multiplicadores de conhecimento que coordenam e mobilizam comunidades em prol do desenvolvimento de territórios sustentáveis.

 

Em 3 anos, já distribuímos mais de 1,6 milhão de Marmitas Solidárias, distribuímos mais de 1300 toneladas de alimentos, formamos mais de 1500 agentes populares, e continuamos atuando em prol de soberania alimentar, agroecologia, educação, saúde e cultura em mais de 40 comunidades espalhadas pela RMR.

 

Atualmente, com a ajuda das doações, nossas Cozinhas Populares Solidárias e dezenas de Bancos Populares de Alimentos estão em operação no Recife com a distribuição de Marmitas Solidárias. Além disso, realizamos regularmente os Roçados Solidários, nossa iniciativa agroecológica que promove o intercâmbio entre o campo e a cidade na produção de alimentos para serem doado, e mantemos nossas Hortas Urbanas, levando mudas e assessoria técnica para espaços urbanos em territórios onde atuamos.

voluntariado 22 (41).jpg

quem compõe as 

mãos solidárias ?

logo1.png
logo2.png
29627_268250.png
logo3.png
logo4.png
logo5.png
bottom of page