top of page

Brigada contra a covid-19

Fotos PH Reinoux (2).jpg
agentes.jpg

​Nossa
História

A atuação no combate ao coronavírus marcou a história do Mãos Solidárias. Afinal, foi no contexto de pandemia que a campanha surgiu e ao redor do qual inicialmente se estruturou.

 

Em uma parceria com a Acessus – Fiocruz/PE e movimentos sociais, mobilizamos cerca de 80 mulheres entre costureiras e militantes da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD) para formar uma rede de confecção de máscaras de tecido.
 

A iniciativa visou ampliar a proteção da população mais vulnerável em um momento de crise sanitária aguda, ao mesmo tempo que incentivamos o processo de geração de renda para mulheres costureiras autônomas. A mensagem era clara: reivindicamos o acesso de máscaras por todos e não apenas por quem pode pagar.

Produzimos máscaras, que foram distribuídas para o voluntariado, para unidades de saúde
da família, para outras organizações ligadas à área e para a população recifense.

Também distribuímos kits de higiene e disponibilizamos pontos com chuveiro e banheiro para ajudar a população em situação de rua a evitar o contágio pelo coronavírus. Os esforços culminaram na formação, com apoio da Fiocruz e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dos Agentes Populares de Saúde, que desempenharam um papel fundamental na disseminação de informações sobre prevenção à covid-19 nos territórios do Recife e Região Metropolitana.

​Entrar em Contato

Obrigado pelo envio!
bottom of page