top of page
agentes_pop-01.png
Agentes Populares de Saúde - Apresentação

Agentes Populares de Saúde - Apresentação

voluntariado 22 (41).jpg

Formação de multiplicadores/as que possam atuar nas suas comunidades, coordenando e orientando as/os moradores/as nas ações de prevenção e combate aos efeitos da pandemia nas comunidades através da organização popular e da defesa do SUS como um direito de todas/os.

Agentes populares são multiplicadores de conhecimento que coordenam e mobilizam comunidades em prol do desenvolvimento de territórios sustentáveis, atuando dentro de suas próprias comunidades. Formamos mais de 1500 agentes com a metodologia criada pela campanha em parceria com a Fiocruz.

 

O escopo de trabalho dos agentes populares abrange diversas frentes, especialmente saúde e comunicação. 

 

Formamos agentes nas comunidades, para cuidar do povo durante a pandemia. Com suas Bicicletas da Saúde, eles levavam orientações para a população que tanto vinha sofrendo com o vírus. Em paralelo, mobilizaram o povo para receber doações e Marmitas Solidárias. Junto à Brigada Dom Helder Câmara, do MST, construíram as Cozinhas Populares Solidárias e coordenaram os Bancos Populares de Alimentos. Trabalho que se estende até hoje. 

 

Para potencializar nossas trajetórias, formamos Agentes Populares de Comunicação, sob o lema “A nossa história deixa que a gente conta”. Formamos comunicadores populares de todas as idades, em diversas cidades de Pernambuco. 

 

Junto à Fiocruz, também desenvolvemos os Agentes Populares para Territórios Sustentáveis. Saiba mais sobre esse projeto aqui.

voluntariado 22 (49).jpg
Tem interesse em levar o curso de formação de agentes populares para o seu território?

Entre em contato pelo telefone (81) 9855-3121. 

CARTILHAS

Cartilha agentes
populares de saúde 1 

(set 2020)

Cartilha agentes
populares de saude 2 

(set 2021)

Cartilha de Agentes
Populares de Saúde do Campo 

 

 nosso material 
Álbum Seriado
cartilha para impressão
Caderno de Cadastro e Acompanhamento das Famílias

Este é o Caderno de Cadastro e Acompanhamento das Famílias a ser utilizado pelos Agentes Populares de Saúde. 

A primeira página é voltada para Identificação das Agentes e caracterização geral do território.

As páginas seguintes, denominadas Falando um pouco de cada Família serão impressas 50 vezes, e têm um roteiro para guiar a visita e acompanhamento das Famílias (frente) e espaço livre com data das visitas de retorno para anotações novas sobre aquela família (verso).

No final do Caderno tem um Anexo denominado O que observar e acompanhar em cada Família? que guia o preenchimento da Cadastro das famílias.

Por fim, também no final do caderno, consta uma tabela denominada Consolidado das Famílias que será utilizada para que a Agentes Popular de Saúde possa ter um olhar geral sobre a situação das 50 famílias que ela acompanha.

Este material é um Álbum Seriado que complementa a proposta do Caderno de Formação Agentes Populares de Saúde: Ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia de COVID-19".
Tem como objetivo subsidiar o trabalho educativo dos Agentes Populares de Saúde nas visitas domiciliares da sua vizinhança, assim como na abordagem de grupos que se encontram nos vários espaços da comunidade. 

🏘️Tratam-se de 4 lâminas soltas, no tamanho A4, com imagens e informações sucintas importantes de serem levadas às famílias e grupos diversos que estejam reunidos nas comunidades (estabelecimentos comerciais, ambulantes, igrejas, bares, mesas de dominó, etc).  

 

👩🏽‍⚕️🎴Estas lâminas podem ser impressas e plastificadas para passar nas mãos das pessoas abordadas, na medida em que a Agente Popular de Saúde conversa sobre medidas de prevenção à COVID-19.

 

🧴🎴A plastificação das lâminas do álbum seriado  é proposta para que seja possível higieniza-las com álcool 70% ou solução clorada ao longo do trabalho, após manuseio por pessoas diferentes.

  1. 🌡️ Lâmina 1: Quais os sintomas da COVID 19? Principais mecanismos de transmissão. Fiquei doente, e agora?

  2. 🧼 Lâmina 2: Como higienizar as mãos com água e sabonete? 

  3. 🍶 Lâmina 3: Preparo de soluções de água sanitária 

  4. 😷 Lâmina 4: Como lavar suas máscaras de tecido. Erros e acertos ao usar máscara.

bottom of page